Planos de opções de ações para empregados e planos de participação de funcionários.
Boletins informativos.
Em dezembro de 2010, o Parlamento suíço adotou uma Lei Federal sobre a Tributação de Planos de Ações e Planos de Ações de Empregados, que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2013. A nova lei esclarece e simplifica vários aspectos da prática atual sobre remuneração baseada em ações. . Em particular, o novo ato define o evento tributável e estipula regras sobre a tributação dos planos de opções de ações dos empregados e dos planos de participação dos empregados nos casos em que o empregado mudou sua residência tributária durante o prazo de tal plano. O novo ato também tem conseqüências para as obrigações do empregador em relação às autoridades fiscais, que serão especificadas por uma nova lei. Esta promessa deverá entrar em vigor em conjunto com o novo ato.
Esta atualização fornece um breve resumo do conteúdo do novo ato e aponta as conseqüências esperadas desta nova lei.
Tributação dos planos de opções de ações dos empregados e dos planos de participação dos empregados.
O novo ato diferencia os planos de opção de compra de ações de funcionários qualificados e não qualificados e os planos de compartilhamento de empregados.
Os planos de opções de ações para empregados elegíveis e os planos de ações dos empregados são definidos no ato como ações de funcionários (por exemplo, ações, certificados participativos, ações cooperativas e participações similares) e opções de ações de empregados. Esses incentivos de gestão permitem um desconto em ações restritas e para tratamento de parte do lucro como ganho de capital isento de impostos.
Os planos de opções de ações para empregados não qualificados e os planos de ações dos empregados são definidos como participações que fornecem apenas uma promessa de que o empregado receberá um montante em dinheiro específico no futuro (ou seja, não há direito sobre o patrimônio líquido, mas o pagamento em dinheiro reflete o preço da ação) & ndash; por exemplo, pagamentos de bônus ou ações fantasmas.
Sob o novo ato, a tributação das ações dos empregados corresponde à prática atual. As ações de empregados livres e restritas são tributadas após a aquisição, e os rendimentos que serão tributados são o valor de mercado das ações menos o menor preço de compra. Este tratamento garante que qualquer aumento de capital após a alocação das ações dos empregados é tratado como um investimento livre de imposto de renda, e não como um componente salarial tributável. As ações dos empregados restritos beneficiam de um desconto de 6% ao ano do valor de mercado (o período máximo de restrição e, portanto, o período máximo de desconto é de 10 anos).
Tributação das opções de estoque de empregados.
De acordo com a prática atual, as opções de compra de ações dos empregados são tributadas na concessão, na aquisição ou no exercício.
De acordo com o novo ato, as opções dos empregados são tributadas no exercício ou na concessão, dependendo do tipo de opção.
Se o exercício das opções de compra de ações dos empregados for restrito ou não estiverem cotados em bolsa de valores, as opções são tributadas no exercício. Nesse caso, o lucro tributável é definido como a diferença entre o valor de mercado das ações e o preço de exercício.
Se as opções de ações dos funcionários puderem ser vendidas ou exercidas sem restrições e estiverem listadas em uma bolsa de valores, elas serão tributadas no momento da concessão. Nesse caso, o empregado será tributado sobre a diferença entre o valor de mercado da opção no momento da concessão e o preço de exercício.
Tributação de incentivos não qualificados.
Os benefícios de planos de opções de ações para empregados não qualificados e planos de ações de empregados não qualificados, como unidades de ações restritas, são tributados quando recebidos pelo empregado.
No momento, a tributação do chamado & # 39; importado & # 39; ou & # 39; Exported & # 39; planos de opções de ações para empregados e planos de participação de funcionários variam de cantão para cantão. O novo ato fornece regras para o tratamento de casos em que o empregado, durante o programa do plano de opção de estoque de empregado, se desloca para a Suíça ou sai da Suíça. Um funcionário que recebeu opções de empregados em outro país e exerce essas opções na Suíça após a deslocalização (ou seja, depois de se tornar um residente de imposto suíço) será tributado na Suíça em proporção do tempo gasto na Suíça para todo o período entre a compra e a aquisição da opção (o chamado "pro rata taxation"). Alternativamente, se o empregado receber opções na Suíça e residir no exterior no ponto de exercício, o empregador suíço é obrigado, nos termos do novo ato, a reter os impostos sobre o rendimento suíços. Este imposto retido na fonte também é devido se o empregado receber ações de outra empresa do grupo.
Os regulamentos relativos à tributação das opções de compra de ações importadas ou exportadas não são aplicáveis à importação ou exportação de outros instrumentos de participação (por exemplo, unidades de estoque restritas).
O tratamento da segurança social dos planos de opções de ações dos empregados e dos planos de participação dos empregados e seus rendimentos na Suíça segue, em princípio, o tratamento tributário desses rendimentos. O empregador deve reter e transferir contribuições para a segurança social para a autoridade competente.
No entanto, no caso de opções exportadas ou importadas, os acordos bilaterais de segurança social se aplicam. Normalmente, os funcionários estão sujeitos a apenas um sistema de seguro social por vez. Em particular, não há alocação pro rata internacional de renda.
O novo ato também introduz novas obrigações para os empregadores que oferecem esquemas de participação dos funcionários. De acordo com a prática atual, os empregadores devem coletar o imposto retido na fonte e declarar a emissão e o lucro tributável dos planos de opções de ações dos empregados e dos planos de participação dos empregados no certificado salarial suíço, que é o ponto de partida para a tributação da renda. Além disso, o novo acto prevê uma obrigação de informação directa do empregador em relação às autoridades fiscais: o empregador deve apresentar-lhes todas as informações e informações relevantes para a avaliação dos empregados anualmente, o que pode entrar em conflito com certas obrigações de protecção de dados.
O novo ato não inclui disposições transitórias. Assim, após a sua entrada em vigor, suas provisões serão aplicáveis a todos os novos planos de opções de ações de empregados e planos de participação de empregados.
O novo ato harmoniza o tratamento fiscal dos esquemas de participação dos empregados e proporciona maior segurança jurídica em certos aspectos.
Além disso, as novas obrigações para os empregadores exigem uma administração centralizada de informações relacionadas a planos de opções de ações para funcionários e planos de participação de funcionários dentro das empresas do grupo. Em particular, o empregador deve monitorar a residência fiscal e o status fiscal dos funcionários, o que pode entrar em conflito com certas obrigações de proteção de dados.
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Suíça: Novo regime para a tributação de esquemas de remuneração de empregados com base na equidade na Suíça.
A nova Lei Federal sobre a Tributação de Esquemas de Remuneração de Funcionários Baseados na Equidade entrará em vigor em 1 de janeiro de 2013. O novo estatuto harmonizará o tempo eo escopo da tributação dos planos de remuneração de funcionários baseados em ações em nível federal e eliminará a prática inconsistente aplicada pelas autoridades fiscais nos 26 cantões da Suíça.
No decurso das últimas décadas, a remuneração dos empregados baseada em ações tem crescido de forma consistente na Suíça. No entanto, devido à falta de uma base estatutária clara, os sistemas de remuneração dos empregados baseados em ações foram tributados apenas com base em circulares emitidas pelas autoridades fiscais federais suíças, que tem sido fortemente influenciada pela prática nãoconsistente das autoridades fiscais cantonais.
Após um processo legislativo que se estende por mais de uma década, o novo Ato Federal dos Regimes Fiscais de Compensação de Empregados Baseados em Equidade elimina as incertezas da prática inconsistente atual e fornece uma nova base legal para a tributação de benefícios monetários derivados de esquemas de remuneração de empregados baseados em ações. O novo estatuto regula o tempo e o escopo da tributação para tais regimes, que serão implementados na Lei Federal sobre Tributação Federal Direta (DBG) e na Lei Federal sobre Harmonização de Impostos (StHG). As alterações legais afetarão os funcionários em relação ao imposto federal direto e ao imposto de renda cobrado pelos cantões. Além disso, o novo estatuto introduz um regime para a tributação dos esquemas de remuneração dos empregados baseados em ações em ambientes transfronteiriços. Entrará em vigor em 1 de janeiro de 2013.
Tipos de Esquemas definidos pelo novo Estatuto.
O estatuto estabelece dois tipos de esquemas de compensação baseados em capital:
Os direitos de participação dos trabalhadores não qualificados são definidos como direitos prospectivos de um empregado por um pagamento em dinheiro que também são referidos como "ações fantasmas". Esses pagamentos em dinheiro serão tributados como renda do empregado no momento em que eles são realmente recebidos. Os direitos qualificados de participação dos funcionários são definidos pelo estatuto como títulos com base em ações (por exemplo, ações, certificados participativos, certificados de participação nos lucros, etc.) que são concedidos aos empregados por um empregador, sua empresa ou outro afiliado, ou como opções de compra de ações na aquisição de tais títulos com base em ações.
Tributação de Ações de Empregados.
As ações dos empregados são divididas pelo novo estatuto em ações de empregados gratuitos que podem ser descartadas pelo empregado sem restrições e ações restritas de funcionários que não podem ser descartadas durante um período de tempo limitado.
Correspondendo à prática atual, a tributação de ações de empregados livres e restritas ocorre após a aquisição de tais ações, pelo que a diferença entre o valor de mercado das ações menos o preço de compra (menor) estará sujeita a tributação como receita. Além disso, as ações restritas dos empregados beneficiam de um desconto de 6% ao ano de restrição no respectivo valor de mercado (durante um período máximo de dez anos).
Tributação das opções de ações dos empregados.
O novo estatuto diferencia, entre outras coisas, as opções de ações de empregados livremente descartáveis e listadas, e as opções de ações de empregados restritas ou não listadas, por outro lado.
De acordo com o novo ato, as opções de compra de ações restritas ou não cotadas são geralmente tributadas no momento do exercício, pelo qual o lucro tributável é definido como a diferença entre o valor de mercado das ações subjacentes (ou outros valores mobiliários) eo preço de exercício (e qualquer preço de compra para a opção, se houver). Do ponto de vista fiscal, pode ser desvantajoso para o empregado que qualquer aumento potencial do valor das ações subjacentes no momento do exercício não possa ser realizado como um ganho de capital isento de impostos (para residentes suíços), o que reduz o recurso de tais instrumentos da perspectiva de um empregado consideravelmente. Por outro lado, o novo regime elimina as desvantagens anteriores para os empregados em situações em que as opções de ações de empregados já tributadas como receita no momento da concessão não podem ser exercidas por perda de valor de mercado das ações subjacentes. O não exercício de opções de ações para empregados restritas ou não listadas não terá nenhuma conseqüência fiscal no futuro.
Somente as opções de compra de ações gratuitas e listadas serão tributadas no momento da concessão como receita tributável sob o novo regime. Nesse caso, o empregado será tributado sobre a diferença entre o valor de mercado da opção no momento da concessão e o preço de compra dessa opção de compra de ações. Um aumento do valor dos títulos subjacentes após o exercício da opção resultará em um ganho de capital isento de impostos.
Aspectos internacionais.
O novo estatuto contém ainda regras sobre a tributação dos & # 39; importados e & # 39; exportados & # 39; opções de ações para empregados que, no passado, foram sujeitas a tributação apenas de acordo com a prática das autoridades tributárias cantonais. O novo estatuto fornece orientações para o tratamento de situações em que um funcionário se desloca para a Suíça (ou seja, a importação de opções) ou deixa de ser residente da Suíça (& export. & # 39;) após a concessão, mas antes do exercício de tais opções.
Independentemente da aplicabilidade de quaisquer tratados de dupla tributação, o novo estatuto prevê uma tributação das opções de ações restritas ou não listadas na Suíça, na proporção do tempo gasto na Suíça durante todo o período entre a compra e o exercício da opção (tributação proporcional). ). O tempo relevante para a tributação será o exercício da opção de estoque de empregado.
Para garantir a tributação na Suíça no caso de exportação de opções de ações para empregados, o imposto de renda relevante é estipulado como um imposto de origem a ser retido e pago pelo empregador suíço. Portanto, é de suma importância que os empregadores suíços garantam que esse imposto retido na fonte seja cobrado. as opções exportadas podem ser cobradas ao funcionário relevante, pois o pagamento de imposto só será devido depois que o empregado em questão tenha desistido da residência na Suíça. Em nível federal, o imposto retido na fonte será de 11,5%. Os cantões serão livres para determinar suas próprias taxas de impostos para esse fim.
Obrigações adicionais do empregador.
Além do novo estatuto, a nova Portaria sobre Obrigações de Relatórios para Planos de Compensação de Empregados Baseados em Ações introduz novas obrigações de relatórios para os empregadores suíços em relação às autoridades fiscais a partir de 1º de janeiro de 2013. A nova lei também contém provisões para certas questões especiais que não foram abordados no estatuto, como a tributação de um caducidade prematura das restrições de venda ou a devolução das ações dos empregados.
Recomendações.
O novo quadro jurídico aumenta as exigências dos empregadores e dos departamentos de recursos humanos, devido às novas obrigações de apresentação de relatórios, em especial no que diz respeito a tarefas administrativas. Novos esquemas de remuneração dos empregados baseados em ações devem ser introduzidos dentro dos limites das novas normas legais e os programas existentes devem ser investigados minuciosamente sobre sua compatibilidade com os novos padrões legais, em particular nas configurações internacionais.
O conteúdo deste artigo destina-se a fornecer um guia geral sobre o assunto. Recomenda-se um conselho especializado sobre suas circunstâncias específicas.
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Novo ato sobre a tributação de prêmios de funcionários - o que é realmente novo?
Tributação de Ações de Empregados.
As ações restritas e irrestritas dos funcionários são tributadas na aquisição (prática inalterada). O empregado está sujeito a imposto de renda sobre a diferença entre o valor de mercado das ações na data da compra e o preço de compra.
Tributação das opções de ações dos empregados.
As opções de ações restritas são tributadas no exercício (prática inalterada). O empregado é tributado sobre a diferença entre o valor justo de mercado das ações subjacentes na data do exercício e o preço de exercício.
Novo A nova lei abole a tributação das opções à outorga ou à partida, como algumas vezes impostas pelas autoridades fiscais nos cantões de língua francesa.
Unidades de estoque restrito (RSU)
RSUs são tributados em vesting (prática inalterada). O funcionário é tributado sobre o valor de mercado das ações subjacentes quando da aquisição do RSU.
Importação e exportação de opções de ações para funcionários e RSUs.
Novo A nova lei (e respectiva portaria) também regula casos em que um empregado recebeu opções / RSUs enquanto residia fora da Suíça e depois se mudou para a Suíça e as opções / RSUs são exercidas (e exercidas) na Suíça (ou vice-versa). Até o momento, o tratamento tributário das opções / RSUs importadas ou exportadas variava de cantão para cantão e não havia prática clara.
No caso de um funcionário não estar morando na Suíça durante todo o período entre concessão e exercício (para opções) / vesting (para RSUs), a nova lei prevê uma taxação proporcional proporcional ao tempo gasto na Suíça de todo o investimento. período. A tributação pró-rata é calculada da seguinte forma: benefício x (tempo de residência na Suíça entre concessão e aquisição de direitos: período de aquisição integral).
Novo Caso o funcionário não resida mais na Suíça quando exerce suas opções ou quando suas RSUs são adquiridas, o empregador suíço deve reter o imposto de origem e é responsável pelo pagamento correto do imposto de origem.
Novo Não "requisito do tratado tributário": Para se beneficiar da tributação pro-rata sobre as opções importadas e RSUs, não é mais necessário que o funcionário tenha residido anteriormente em um país com o qual a Suíça concluiu um tratado tributário.
Novo Não "condição sujeito a imposto": O funcionário pode se beneficiar da tributação pro-rata sobre opções importadas e RSUs mesmo que o país de saída não tribute (parte) o rendimento resultante das opções / RSUs. Até o momento (pelo menos no cantão de Zurique), a tributação pró-rata sobre as RSUs importadas só era concedida se o empregado pudesse provar que a parte restante da receita era efetivamente tributada no país de partida.
Um guia de expatriados para impostos suíços.
Quando os impostos suíços se aplicam? Este guia explica o sistema tributário suíço, incluindo taxas de impostos suíças, cálculos do imposto de renda, como apresentar uma declaração de imposto suíça e restituições fiscais suíças aplicáveis aos expatriados.
Se você é um estrangeiro vivendo e trabalhando na Suíça, você normalmente será obrigado a pagar impostos suíços. No entanto, ao arquivar a sua declaração de imposto suíça, você também pode reclamar determinadas despesas fiscais e deduções como estrangeiro.
O sistema tributário suíço é bastante complexo devido à estrutura federalista da Suíça. Existem 26 cantões e cerca de 2.250 municípios que cobram seus próprios impostos sobre o rendimento, impostos sobre a riqueza, impostos sobre heranças, impostos sobre ganhos de propriedade e outros impostos.
Certas circunstâncias determinam quem precisa pagar impostos suíços, e a qual taxa de imposto na Suíça, que são descritas abaixo. Apesar de um sistema fiscal complexo na Suíça, este guia visa ajudá-lo a navegar no labirinto dos impostos suíços.
Quem precisa pagar impostos suíços?
Pessoas residentes ou residentes temporários na Suíça estão sujeitos a responsabilidade fiscal suíça ilimitada. O mesmo se aplica às entidades jurídicas residentes na Suíça. Isso significa que os impostos suíços se aplicam a renda e ativos mundiais.
A responsabilidade fiscal limitada aplica-se a não residentes e a empresas que possuem relações econômicas com a Suíça. Nestes casos, o imposto suíço é cobrado apenas em itens específicos de renda originários da Suíça.
Residência é definida como o lugar onde uma pessoa permanece com a intenção de se estabelecer permanentemente e que, portanto, fornece o centro de seus interesses pessoais e comerciais. Uma pessoa também será considerada residente para fins fiscais se eles permanecerem no país por um período prolongado, normalmente mais de 90 dias (30 dias se estiver trabalhando), mesmo que não estejam envolvidos em atividades lucrativas.
As empresas são consideradas residentes quando a sua sede social ou a sua administração real é na Suíça.
Troca automática de informações.
A evasão fiscal transfronteiriça deve ser evitada com a ajuda do novo padrão global para a troca automática de informações (AEOI). Até o momento, aproximadamente 100 países, incluindo a Suíça, se comprometeram a introduzir esse padrão global. A confidencialidade do cliente do banco nacional na Suíça não é afetada pelo AEOI.
As bases jurídicas para a introdução da AEOI entraram em vigor em 1 de janeiro de 2017. Desde então, a Suíça tem coletado dados que serão trocados pela primeira vez a partir de 2018.
Quais os impostos suíços são aplicáveis?
A Suíça coloca impostos sobre renda e riqueza (impostos diretos), bem como sobre bens e serviços (impostos indiretos, através do IVA na Suíça). Além disso, a maioria dos cantões cobra taxas de herança e presentes na Suíça (embora os cônjuges e os descendentes diretos estejam tipicamente isentos), que é um imposto sobre ganhos decorrentes da venda de bens imóveis e outros impostos e taxas.
Em escala internacional, os impostos na Suíça são bastante moderados. Note, no entanto, que existem diferenças consideráveis entre os vários cantões e municípios.
Tipos de impostos na Suíça.
Para entender o sistema tributário suíço, é importante entender que existem níveis diferentes de impostos. Os impostos suíços são cobrados pela confederação suíça, os 26 cantões e os aprox. 2.300 municípios.
A delimitação dos poderes fiscais suíços é regida pelas constituições federais e cantonais. No entanto, os cantões exercem todos os direitos de um Estado soberano. Eles estão autorizados a cobrar qualquer tipo de imposto enquanto a Constituição Federal não reservar um certo direito para a confederação.
Existem apenas alguns tipos de impostos suíços para os quais a confederação reivindica a autoridade fiscal exclusiva, incluindo:
Imposto sobre o imposto de selo suíço Imposto retido na fonte Direitos alfandegários Taxas especiais de consumo.
Consequentemente, os cantões têm uma ampla latitude na criação de sua própria legislação tributária. Os municípios só têm poderes para cobrar tributos que são autorizados pela constituição de seus respectivos cantões.
Além disso, as paróquias das três igrejas nacionais (católica romana, protestante ou cristã católica) levam um imposto da igreja aos seus membros em quase todos os cantões, e geralmente também nas entidades legais sujeitas a imposto no cantão.
Assim, os níveis das autoridades fiscais suíças são:
Nível Federal & ndash; governado pela Constituição Federal, nível cantonal e ndash; governado pelo nível municipal do cantão & ndash; governado pela comuna, ou seja, a cidade / cidade que você mora em Church & ndash; membros de uma das três igrejas nacionais (católicos romanos e cristãos, bem como protestantes) são tributados em quase todos os cantões.
A tabela a seguir descreve os impostos de renda e riqueza cobrados em cada nível, incluindo o imposto da igreja da Suíça:
Impostos corporativos suíços.
Qualquer empresa com sede ou administração na Suíça é responsável por um imposto suíço ilimitado, enquanto empresas estrangeiras no exterior são responsáveis por tributação limitada se possuírem imóveis ou um estabelecimento permanente na Suíça. Uma comparação internacional mostra que a Suíça é um local muito atraente para os contribuintes das empresas. Leia um guia detalhado sobre impostos corporativos suíços.
Imposto de renda e imposto sobre a riqueza na Suíça.
Os residentes suíços, bem como os residentes temporários que realizam atividades lucrativas na Suíça, estão sujeitos a responsabilidade fiscal ilimitada (mundial), prevendo disposições de tratados tributários. A responsabilidade fiscal limitada aplica-se a indivíduos não residentes com vínculos econômicos específicos com a Suíça. Nesses casos, os impostos não são cobrados numa base internacional, mas apenas em itens específicos de renda tendo sua fonte na Suíça (por exemplo, propriedades, estabelecimentos permanentes, etc.).
É importante notar que as leis fiscais suíças são baseadas no princípio de que a renda e a riqueza de uma família representam uma unidade econômica e são tributados em conjunto. Assim, apenas uma declaração de imposto é enviada por agregado familiar, onde a renda e a riqueza de ambos os cônjuges são agregadas e são combinadas. Crianças menores de 18 anos que ganham renda devem declarar seus rendimentos na declaração de imposto de seus pais.
Avaliação de renda de alta renda.
Funcionários estrangeiros residentes na Suíça, cujo salário bruto excede a CHF 120.000 por ano (500.000 francos suíços no cantão de Genebra), são obrigados a apresentar uma declaração de imposto sobre seus rendimentos e ativos em todo o mundo. O imposto retido no salário é creditado sem juros contra o imposto avaliado.
Avaliação de imposto sobre ativos.
Os funcionários estrangeiros que residem na Suíça cujo salário bruto não exceda CHF 120.000 por ano (CHF 500.000 em Canton Genebra), mas que tenham fontes adicionais de renda ou ativos adicionais (por exemplo, rendimentos de valores mobiliários ou imóveis) também são obrigados a apresentar uma declaração de imposto . No entanto, na maioria dos cantões, isso é apenas para a renda ou ativos adicionais.
Empregadores estrangeiros: Witheld imposto de renda.
Os funcionários estrangeiros (sem uma licença C) têm o valor fiscal deduzido diretamente de seu salário mensalmente pelo empregador suíço. As taxas são inferiores às taxas dos impostos sobre o rendimento calculado, uma vez que se aplicam à receita bruta. Todas as deduções e permissões típicas são padronizadas e incluídas diretamente nas tarifas. As tarifas são geralmente progressivas (ou seja, quanto mais você ganha, maior é a taxa de imposto) e leva em conta se você é casado ou solteiro, que vive com crianças ou está sujeito ao imposto da igreja.
O imposto retido na fonte cobre os impostos de todos os níveis de impostos e ndash; veja os níveis da tabela de tributação.
Correção de imposto retido na fonte.
Se você é um empregado estrangeiro com o imposto deduzido do seu salário e se você não for obrigado a apresentar uma declaração de imposto, você poderia eventualmente reduzir sua carga tributária enviando um pedido de correção da retenção na fonte. Isso pode levar a um reembolso de imposto parcial.
A reivindicação de correção pode ser enviada para os seguintes itens:
Custo da residência semanal internacional Juros de dívida (empréstimos ao consumidor e cartões de crédito) Outros custos de educação e reciclagem Custos de saúde e acidentes Custos associados à deficiência Pagamentos de apoio Pagamentos de alimentos Contribuições em formas reconhecidas para provisão de pensão (3a pilar) Compras de anos de contribuição em uma pensão fundo (2º pilar) Custos de guarda de crianças doações.
Tais alegações podem ser enviadas na maioria dos cantões. Geralmente, os cantões fornecem um formulário especial que precisa ser completado e as deduções adicionais devem ser devidamente documentadas. Alguns cantões exigem a conclusão de uma declaração completa de impostos para que essas deduções sejam consideradas.
Se for solicitada uma correcção da retenção na fonte, o pedido deve ser apresentado até 31 de Março do ano seguinte. Na maioria dos cantões, este é um prazo fixo, que não pode ser estendido.
Apresentando uma declaração de imposto suíça como um expatriado.
Cidadãos suíços, estrangeiros com autorização de residência permanente C ou estrangeiros casados com um cidadão suíço, não têm seus impostos deduzidos do salário, eles precisam apresentar uma declaração de imposto anualmente. Alguns cantões incorporaram critérios adicionais em suas leis tributárias que requerem uma avaliação tributária ordinária de residentes estrangeiros na Suíça, p. se o imóvel é propriedade da Suíça. Uma declaração de imposto anual também é devido se você estiver trabalhando como trabalhador independente ou como empregado de um empregador estrangeiro.
Na Suíça, o ano fiscal corresponde ao ano civil. Assim, o final do ano fiscal é 31 de dezembro. Na maioria dos cantões, uma declaração de imposto deve ser arquivada em 31 de março, que é três meses após o final do período de imposto. A maioria dos cantões permite uma extensão de prazo sem custo. Uma outra extensão de prazo pode ser possível contra uma taxa.
Se o contribuinte não apresentar sua declaração de imposto a tempo, ele / ela pode estar sujeito a tributação padrão. Nesse caso, as autoridades fiscais avaliarão o contribuinte com base em uma estimativa razoável. Essa base tributária geralmente seria substancialmente maior do que a base fiscal efetiva e provavelmente será mais cara para o contribuinte. Nenhum recurso está disponível se a ação não for tomada dentro de 20 ou 30 dias (dependendo do cantão) da questão desta avaliação final. Penalidades por não arquivamento também podem ser emitidas.
Calculando seu rendimento e riqueza tributável suíça.
Lucro tributável inclui:
Renda de emprego remunerado e trabalho por conta própria Renda compensatória (como anuidades e pensões) Rendimento secundário (como subsídios de antiguidade e dicas) Resultado de contas bancárias / valores mobiliários e imóveis Outros rendimentos (por exemplo, prêmios em loterias e piscinas com mais de CHF 1.000 ).
As despesas relativas ao rendimento da renda (por exemplo, despesas profissionais) são dedutíveis da receita bruta. Além disso, várias deduções gerais (por exemplo, deduções para os ganhadores de renda dupla, para os prémios de seguro, para a segurança social e contribuições do plano de pensão, para juros sobre dívidas privadas até um certo montante, etc.) e deduções sociais (por exemplo, dedução para casais, para famílias monoparentais, para crianças, para pessoas carentes, etc.) são concedidas.
Em geral, a propriedade total está sujeita ao imposto sobre a riqueza. A propriedade total compreende todos os ativos e direitos do contribuinte que possuem um valor em dinheiro. Esses ativos e direitos geralmente são avaliados pelo valor de mercado.
A propriedade tributável inclui, em particular, bens imobiliários, bens de capital, seguros de vida e anuidade resgatáveis e ativos de negócios. A base tributável para o imposto sobre patrimônio é a riqueza líquida, ou seja, a riqueza bruta reduzida pela soma da dívida documentada do contribuinte, bem como subsídios pessoais e deduções sociais que variam de cantão para cantão.
Quanto do imposto suíço eu tenho que pagar?
A extensão da carga tributária suiça varia de cantão para cantão e de município para município. Portanto, os impostos que um expat tem que pagar dependem de onde eles vivem ou pretendem viver. As escalas fiscais são geralmente progressivas. Existe uma escala de impostos reduzida para casais casados que vivem juntos e famílias monoparentais. Abaixo você pode ver alguns exemplos de tabelas de impostos suíços para ter uma idéia dos impostos sujeitos a impostos, dependendo da sua situação.
Impostos suíços para casal com dois filhos.
A tabela abaixo mostra a carga de imposto de renda de um casal com dois filhos para a cidade principal de cada cantão. Em uma receita bruta anual (conjunta) de CHF 200.000, por exemplo, o menor imposto devido é em Zug com 6,64 por cento e o mais alto em Neuch & acirc; tel com 19,07 por cento.
Impostos suíços para uma única pessoa.
A tabela abaixo mostra a carga tributária de renda de uma única pessoa na cidade principal de cada cantão. Para uma receita anual bruta de CHF 150.000, por exemplo, o imposto mais baixo é devido em Zug com 12,43 por cento e o mais alto em Neuch & acirc; tel com 23,81 por cento.
Taxa de riqueza suíça.
A tabela abaixo mostra o imposto de riqueza devido na cidade principal de cada cantão. Por exemplo, o imposto anual para uma riqueza líquida de CHF 500.000 no cantão de Z & uuml é rico em torno de 0.11 por cento. O imposto de riqueza individual máximo cobrado em todos os cantões varia entre 0,14% (Cantão de Nidwalden) e quase 1% (Cantão de Genebra).
Reembolso de impostos suíços para expatriados.
Os expatriados podem afirmar certas deduções fiscais adicionais de acordo com o Decreto de Expatriação pelo Departamento Federal de Finanças. A definição de um expat é, contudo, muito apertada.
O Decreto de Expatriação foi revisado a partir de 1 de janeiro de 2016. A partir dessa data, qualificar-se como expatriado requer o destacamento temporário de quadros seniores, bem como especialistas com qualificações profissionais específicas de um empregador estrangeiro para a Suíça. Especialistas ou executivos com um contrato local limitado atempado só se qualificam como expatriados se seu emprego for uma transferência dentro do grupo e o empregador estrangeiro garanta um reemprego após a permanência na Suíça.
Exemplos de deduções específicas são os custos de habitação na Suíça, movendo-se, viajando e escola de crianças menores.
Esse tratamento especial termina assim que a designação temporária for transformada em um contrato ilimitado ou depois de 5 anos de permanência na Suíça, o que ocorrer primeiro. Em alguns cantões, a dedução de expatriados de montante fixo, conhecida como dedução de OEXPA, é concedida em vez das deduções detalhadas. Isso geralmente é equivalente a cerca de CHF 1.500 por mês.
Impostos baseados em despesas (tributação global) para os expatriados não empregados na Suíça.
Para expatriados que não estão buscando uma ocupação, ou, mais simplesmente, que não trabalham ou têm um emprego na Suíça, uma opção de tributação atraente poderia ser a tributação baseada na despesa. A tributação baseada nas despesas, também referida como tributação integral, é um procedimento de avaliação simplificado para os cidadãos estrangeiros que vivem na Suíça, mas que não geram um rendimento tributável.
As legislações fiscais federais e mais cantonais fornecem uma opção para solicitar a taxação com base nas despesas de subsistência estimadas, e não no rendimento real e na riqueza líquida. Esta tributação de montante fixo é uma forma especial de avaliar a renda e a riqueza. No entanto, taxas de imposto regulares são aplicadas no cálculo do valor do imposto. A fim de melhorar a equidade fiscal e a aceitação pela população, a partir de 2016, uma base de avaliação mínima de CHF 400.000 renda tributável agora é aplicável aos impostos federais e os cantões também devem, a seu critério, fixar pelo menos o mesmo valor mínimo para a base de avaliação .
No caso de cônjuges que desejem ser tributados numa base de despesas, ambas as partes devem cumprir todos os pré-requisitos para a tributação baseada em despesas.
O pré-requisito básico para a tributação de montante fixo é que a pessoa em questão não exerce uma profissão na Suíça. Este tipo de tributação está disponível para aqueles que fazem da Suíça o seu imposto pela primeira vez ou retornam após terem estado fora do país por pelo menos 10 anos. Os estrangeiros gozam deste direito indefinidamente, enquanto se limita ao primeiro ano de residência para repatriar cidadãos suíços, que estão retornando do exterior.
O direito à tributação baseada em despesas expira logo que a pessoa ganha a cidadania suíça (ou seja, a naturalização) ou ocupa um emprego remunerado na Suíça. Menos de 0,1 por cento dos contribuintes na Suíça são tributados numa base global.
Impostos diversos na Suíça.
Além do imposto de renda e imposto de renda individual e corporativa sobre patrimônio ou patrimônio, você pode estar interessado em saber sobre os outros impostos na Suíça. O mais importante é o imposto sobre o valor acrescentado (IVA), que é, de longe, a taxa mais baixa em qualquer parte da Europa.
IVA suíço ou imposto sobre o valor acrescentado.
O imposto sobre o valor acrescentado (IVA) é uma das principais fontes de financiamento da Confederação. É um imposto de consumo geral cobrado a uma taxa de 8 por cento na maioria das trocas comerciais de bens e serviços. Certas trocas, incluindo as de gêneros alimentícios, drogas, livros e jornais, estão sujeitas a um IVA reduzido de 2,5%.
No entanto, outras trocas, incluindo as dos serviços médicos, educacionais e culturais, estão isentas de impostos, assim como os bens entregues e os serviços prestados no exterior. Uma taxa especial de 3,8% aplica-se à indústria hoteleira e hoteleira.
Embora a Suíça não seja um Estado membro da UE, o seu sistema de impostos sobre o valor acrescentado foi estruturado de acordo com a sexta directiva do IVA da UE como um imposto não cumulativo e em várias fases que prevê a dedução do imposto pago a montante. É projetado como um imposto devido pelo fornecedor de bens ou serviços e o imposto geralmente é transferido para o cliente como parte do preço.
Responsável pelo IVA na Suíça é basicamente qualquer pessoa ou empresa que exerça atividades comerciais dentro da Suíça e se o volume de negócios anual exceder o limite de CHF 100,000.
Isso também se aplica a empresas domiciliadas no exterior que tenham atividades operacionais na Suíça. Até agora, apenas o volume de negócios tributável na Suíça foi incluído neste limiar. No entanto, o parlamento federal decretou uma revisão parcial da lei do IVA suíça no outono de 2016, o que tem um grande impacto sobre as empresas estrangeiras com atividades na Suíça. De acordo com o novo regulamento, que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2018, as empresas que fornecem bens ou serviços na Suíça ou estão domiciliadas lá estarão isentas da obrigação de registrar o IVA suíço apenas se o seu volume de negócios mundial for inferior a CHF 100.000. Se o seu volume de negócios a nível mundial for superior a este limiar, a empresa estrangeira precisa registar-se no IVA suíço e qualquer volume de negócios suíço está sujeito ao IVA suíço.
As empresas estrangeiras que apenas oferecem meros serviços & rsquo; na Suíça ainda estão isentos do requisito de registro. A lei do IVA suíça, no entanto, define & lsquo; services & rsquo; em um alcance muito estreito. Não qualificado como um serviço, mas como um fornecimento de bens é qualquer tipo de trabalho que é realizado em relação a um bem específico, mesmo que o bem não seja alterado pelo trabalho, mas apenas instalado, testado, calibrado, regulamentado, verificado por sua função, disponibilizada para uso ou exploração, ou foi tratada de outra forma.
Imposto de retenção na fonte federal.
O imposto federal retido na fonte (Verrechnungssteuer / imp & ocirc; t anticip & eacute; / Imposta preventiva) é cobrado a uma taxa de 35 por cento sobre determinadas formas de renda, principalmente pagamentos de dividendos, juros sobre empréstimos e obrigações bancárias, resultados de liquidação, prêmios de loteria acima de CHF 1.000 e pagamentos por seguros de vida e fundos de pensão privados. O devedor de tais pagamentos é responsável pelo pagamento do imposto; eles devem pagar ao credor apenas o valor líquido.
No que diz respeito aos credores residentes na Suíça, a retenção na fonte é apenas um meio de garantir o pagamento do imposto de renda ou lucro, do qual o credor pode então deduzir o montante já retido ou solicitar o reembolso. O mesmo se aplica aos credores estrangeiros na medida em que um tratado fiscal prevê. Outros credores estrangeiros não são elegíveis para um reembolso; com respeito a eles, o imposto retido na fonte é um imposto genuíno.
Imposto de selo.
Os impostos de selo são um grupo de impostos federais cobrados em certas transações comerciais. O nome é um anacronismo e data do tempo em que esses impostos foram administrados com selos físicos. Os deveres de selo incluem:
Imposto de emissão (Emissionssteuer / Tassa di emissione) & ndash; incide sobre a emissão de certos valores mobiliários, tais como ações e títulos. Exceções são feitas, inter alia, para títulos emitidos no curso de uma reorganização comercial, e os primeiros US $ 1,0 milhão de recursos captados estão, na prática, isentos de tributação. O imposto equivale a 1% dos recursos arrecadados e é devido pelo emissor. O comércio de empresas shell (Mantelhandel) também está sujeito ao imposto de emissão. Taxa de transferência (Umsatzsteuer / Imposta sulla cifra d'affari) & ndash; incidiu sobre o comércio de certos valores mobiliários por certos operadores qualificados (Effektenh & auml; ndler; maioritariamente corretores e grandes empresas holding). O imposto ascende a 0,15 ou 0,3 por cento, dependendo de valores mobiliários suíços ou estrangeiros negociados. Finalmente, um imposto sobre os prémios de seguro de 2,5 ou 5% é cobrado sobre certos prémios de seguro.
Taxas de fronteira e impostos federais diversos.
A Confederação está constitucionalmente autorizada a cobrar tarifas, que eram suas principais fontes de financiamento até a Primeira Guerra Mundial, mas agora são mais importantes como instrumento de política comercial. Impostos federais adicionais de menor importância econômica incluem impostos sobre a importação ou fabricação de destilados, cerveja, tabaco, automóveis e óleo mineral, bem como sobre estabelecimentos de jogos de azar. Cidadãos isentos do serviço militar são obrigados a pagar um imposto em compensação até a idade de 30 anos.
Outros impostos cantonais: imposto sobre ganhos de capital, taxas de herança e de presentes, imposto sobre lucros.
Além do imposto de renda e imposto de renda individual e corporativa sobre riqueza ou patrimônio, os cantões são livres para apresentar outros.
Vários cantões cobram um imposto sobre sucessões (Erbschaftssteuer / Imposta di successione) e um imposto sobre os presentes (Schenkungssteuer / Imposta di donazione), embora haja uma tendência para a abolição desses. Em todos os cantões, a transferência de riqueza por herança para o cônjuge é isenta de impostos. Na maioria dos cantões, o mesmo se aplica aos descendentes diretos e às vezes até aos ancestrais diretos.
Além disso, os cantões são obrigados pela lei federal a cobrar um imposto sobre o lucro da venda de imóveis (Grundst & uuml; ckgewinnsteuer / imp & ocirc; t sur les gains immobiliers / Imposta sugli utili immobiliari). Com exceção do setor imobiliário, geralmente não há imposto sobre ganhos de capital sobre o capital privado, como ações e títulos.
A maioria dos cantões também cobra um imposto sobre o valor da propriedade vendida (Hand & auml; nderungssteuer / imp / ocirc; t sur les mutations / Tassa di mutazione, a fim de desencorajar a especulação com imóveis. Além disso, os impostos são freqüentemente impostos sobre a propriedade de cães e motores veículos, na venda de ingressos para entretenimentos públicos e em pernoites em determinados destinos turísticos.
Beat Meyer / Expatica.
Beat Meyer é um contador público certificado suíço e consultor fiscal qualificado. É proprietário e CEO da Bonfina Treuhand GmbH / Expat Tax Switzerland (expattax. ch).
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